China Colocar tradutor de Bandeiras no BloggerFrance Colocar tradutor de Bandeiras no BloggerGermany Colocar tradutor de Bandeiras no BloggerItaly Colocar tradutor de Bandeiras no BloggerJapan Colocar tradutor de Bandeiras no BloggerUnited%20States%20of%20America%20%28USA%29 Colocar tradutor de Bandeiras no BloggerRussian%20Federation Colocar tradutor de Bandeiras no BloggerSpain Colocar tradutor de Bandeiras no Blogger

Entrevista do escritor Fabio Sousa ao blog Livros, Amor e Música

Por Fabio Sousa, 01/06/2015



Confira minha entrevista à equipe do blog Livros, Amor e Música:

 

Idade?

34 anos.

Quando você começou a se interessar pela escrita?

Desde criança, quando era pequeno. Escrevi meu primeiro livro durante uma greve na Escola Cosme de Farias, no bairro de Salvador do mesmo nome. Eu tinha oito anos e, naquela época, quando os professores sabiam que seria deflagrada uma greve, passavam uma lista de exercícios; na parte de Língua Portuguesa, o último quesito era simplesmente “escreva uma história”... Eu comecei a tecer a trama e, como a suspensão das aulas durou mais de um mês, compus meu primeiro romance, que contava a saga de meninos que se perdiam na Floresta Amazônica. Apesar da minha professora ter feito alarde nas turmas em que lecionava no colégio, o que me granjeou certa inveja de muitos colegas, a obra foi perdida.

Quando você decidiu escrever o seu primeiro livro publicado?

O meu primeiro livro publicado chamava-se Um Anjo Artístico Bissexual e eu decidi escrevê-lo quando, saindo de Campo Formoso, interior da Bahia, para retornar a Salvador, não aguentava fazer nada que não fosse escrever. Tinha trabalhado como office boy durante alguns meses e um belo dia decidi pedir as contas, comprar uma máquina de escrever de segunda mão e compor uma obra literária. Era um romance que contava a estória de um anjo bissexual que reencarnou na Terra para cumprir uma missão nas artes – e se passava principalmente em Salvador. Não gosto do livro como está escrito até agora porque, na época, ouvi apenas religiosos sobre o tema, por falta de experiência, e acabei dizendo que era antinatural a tendência à homossexualidade. Que ridículo! Eu fiz o livro quando tinha apenas dezoito anos. Carrego comigo o compromisso de reescrevê-lo e relançá-lo num formato mais atraente e consentâneo com aquilo que eu penso sobre o assunto. Mas o texto, excetuando-se este detalhe, é muito interessante.


Por que você resolveu se tornar escritor?

É interessante o fato de que, pelo menos nesta encarnação, eu nunca deixei de me sentir escritor. Então, não sinto como se num dado momento eu tivesse me tornado um escritor, mas que simplesmente decidi escrever.

O que eu gosto é que as pessoas estão começando a me reconhecer como tal. Lembro que uma das maiores emoções da minha vida foi quando as pessoas começaram a me reconhecer como poeta, porque a poesia para mim é como uma verdadeira deusa, a literatura para mim é uma divindade que rege minha cabeça, é como um orixá.

 

Quando era criança, qual era o seu sonho?

Quando eu era criança, sonhava com um mundo melhor, onde as pessoas se respeitassem. Sofri muito bullying na infância: porque era inteligente, porque na época eu era considerado muito “feminino”, porque não fui criado com um pai e minha mãe era solteira... Isso fez crescer em mim o ideal de fraternidade, que ultrapassou qualquer sonho de interesse apenas pessoal.


Quem o inspirou para escrever?

O impulso de escrever, em mim, sempre foi um instinto muito bem caracterizado, que não precisou de inspiração de pessoas para existir. Mas há ideias, coisas que me inspiram, como a democracia sexual e racial, o amor, a reencarnação e os poderes psíquicos, a filosofia e as artes, além de sentimentos que algumas ocorrências me despertam.


Você tem algum autor favorito? Quem?

Chico Xavier. Para mim, ele coproduziu as maiores pérolas da literatura mundial. Os livros de Chico Xavier têm profunda influência sobre mim, sobre meus textos; nele, a literatura se tornou sublime de uma forma que não víamos há séculos! Eu acho que a obra literária de Chico Xavier há de ser reconhecida, daqui a algum tempo, como um dos melhores conjuntos textuais já produzidos na história da humanidade. No Brasil, por exemplo, ele é o escritor mais vendido, ultrapassando os 50 milhões de exemplares comercializados. Para mim, ele é fenomenal.

 

Você é fã de alguma série ou trilogia de livro?

Sim: da série Há 2000 Anos, de Chico Xavier pelo Espírito de Emmanuel, composta por este livro que lhe dá nome e pelos romances 50 Anos Depois, Ave, Cristo! e Renúncia. Estas obras simplesmente mudaram a minha vida e possuem uma beleza estilística de cair o queixo. É a melhor de todos os tempos, superando até mesmo Harry Potter ou Crepúsculo.

Você tem vontade de escrever outro livro? Já tem planos para ele?

Sim, eu já tenho pelo menos mais quatro livros na cabeça e devo logo logo começar a escrever a próxima obra.


Muitos escritores dizem que as pessoas eram contra o seu trabalho. Acontece ou já aconteceu com você?

Com certeza. Lancei Um Anjo Artístico Bissexual em 2001 e causou um certo impacto em muita gente que era avessa ao tema; vi até mesmo pessoas que julgaram a obra apenas pelo título, ou seja, superficialmente. Quando publiquei Peregrinação Interior: Transcendência, houve quem dissesse que eu estava místico demais.

Eu estou acostumado com este tipo de coisa, pois, como disse, desde criança tive que conviver com criaturas que querem me destruir. Eu só peço à divindade que me dê sabedoria para lidar com todas elas, até porque existem aqueles que me amam, gostam do meu trabalho e que me querem bem.


Equipe Livros, Amor e Musica
insta: @loves_book
blog: www.livrosamoremusica.blogspot.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/livrosamoremusica



Comentários




avatar
  Simplesmente, FANTASTICO!!
   em 01/06/2015

Parabéns, precisamos de escritores ssensívis e que não se importem com as criticas não construtivas!! Idem para o querido POETA. ...VALDETE DANTAS.


Fabio Sousa

Escritor, Psicanalista, autor do livro Peregrinação Interior: Transcendência.

Cadastro Newsletter


Cadastre-se e receba textos, entrevistas etc. no seu e-mail.

Cadastre-se e receba textos, entrevistas etc. no seu e-mail.

Redes Sociais

Facebook  Twitter  You Tube

Formulário de
Contato


© Fabio Sousa. Todos os direitos reservados. -- Desenvolvido por Makelop.com Soluções Web.